Conhecendo o Löve2D



     Fala galera!!

     Após uma palestra falando um pouco sobre jogos 2D, algumas pessoas interessaram-se bastante sobre um dos framework que apresentei, pensando nisso o post de hoje será sobre o amor  Löve2D, um framework para desenvolvimento de jogos 2D que usa a linguagem Lua como linguagem de programação. Seus grandes diferenciais são o fato de ser livre, open-source e funcionar  no Win, Mac, Linux, Android e  iOS.
 
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Preparando o ambiente
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 - No site oficial, você pode baixar a versão adequada para o seu sistema operacional.

 


2 - Para escrever o seu código (você pode utilizar qualquer editor de texto) sugiro a utilização do Atom.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendendo Lua
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Se você quer aprender LUA de forma séria fica a dica de um super livro para aprender: Programming in Lua





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hands on - Criando o jogo
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Agora que o nosso ambiente está prontinho, vamos ver alguns exemplinhos. Mas antes, algumas informações importantes:
  • Todo jogo deve conter um main.lua;
  • Crie funções;
  • Ao salvar o seu arquivo .txt certifique-se de alterar a extensão do arquivo para .lua;
  • Por organização, guarde as imagens e/ou os sons em pastas distintas;
  • Após terminar o jogo, ele deve ser compactado e a extensão mudada para .love;
  1. Crie uma pasta;
  2. Abra seu editor favorito;
  3. Crie um arquivo nessa pasta e nomeio para main.lua;
  4. Escreva o seguinte texto:
         functionllove.draw()                                                            
love.graphics.print("Hello, Word!!", 400, 300)
end
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Executando o jogo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  1. Zip o conteúdo da pasta (apenas o arquivo, não a pasta);
  • No Windows
> Abra o CMD e execute o comando:
love C:\suapasta\ackagedgame.love
  • No Linux
> Execute o comando:
love /home/path/to/jogo
love /home/path/to/packagedgame.love

> Execute:
open -a love meuJogo

-------------------------------------------------------------------------------------------

Nesse link https://love2d.org/wiki/Main_Page vocês encontram tutorias mega completos, espero que tenham gostado desse introduçãozinha super básica.






















Autor: Sandy Maciel